Resumo: O Melhor de Peter Drucker: O homem - 13 "Liderança como trabalho"


Para leitura desse capitulo recomendo assistir esse pequeno vídeo onde o próprio DRUCKER fala sobre seu ideal de Liderança:


É um vídeo curto mas resumo muito bem a ideia.

A liderança não é, em si, boa ou desejável. Liderança é um MEIO. Assim, a pergunta crucial é: Liderança para que finalidade?

 Não é carisma

O carisma desfaz os lideres, torna os inflexíveis convencidos de suas próprias certezas, incapazes de mudar, foi o que aconteceu com Stanlin, Hitler e Mao. O carisma não garante, em si, eficiência de um líder.

Trabalho, responsabilidade e confiança conquistados

A liderança é o próprio trabalho. A base de uma boa liderança é identificar qual a missão da organização definindo e estabelecendo com clareza e visibilidade, estabelecem metas, as prioridades e determinar e mantem padrões. Fazem concessões, pois obviamente sabem que não tem controle sobre o universo, mas antes de fazer concessões os bons lideres reflete sobre o que é CERTO e desejável.
O que diferencia um bom líder de um mau líder são suas metas.
 Se as concessões que ele faz às imposições da realidade, forem compativeis com sua missão e com suas metas, poderão dizer se ele é um lider eficaz ou não
O que determinar se o líder tem seguidores ou apenas puxas sacos é fato dele se apegas alguns padrões básicos, usando a própria conduta como modelo.
O líder deve encarar a liderança como responsabilidade, e não como privilegio. Os bons lideres raramente são permissivos, mas quando as coisas vão mal, eles não culpam os outros.
Um líder eficaz sabe que ele e ninguém mais é o responsável e que não teme a força de seus colegas e subordinados, contrario do mau líder que temem e tentam sempre atenua-las. Um líder eficaz quer ter ótimos colegas e colaboradores fieis, por isso valoriza a conquista de todos.
Outro requisito importante é ganhar confiança, caso o contrario não terá seguidores. O que é um líder sem seguidores?

A confiança é convicção de que o lider age conforme o que diz, é um crença em algo muito antiquado, chamado INTEGRIDADE.
  DRUCKER, Peter. O melhor de Peter Drucker: O homem. São Paulo: Nobel,2001


Recomendo que vejam mais videos de DRUCKER na internet, é uma ótima fonte de conhecimento, entender como o autor pensa, ajuda na compreensão de seus textos.


Leticia Melo

Pedagoga, aspirante a blogueira, amante de design gráfico e Slashie em tempo integral. Compartilhando com o mundo minhas ideias e quero te ajudar a ser uma pessoa melhor! Aqui você vai encontrar dicas, tutoriais e muito amor envolvido.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem