Recents in Beach

Resumo: O Melhor de Peter Drucker: O homem - 13 "Liderança como trabalho"


Para leitura desse capitulo recomendo assistir esse pequeno vídeo onde o próprio DRUCKER fala sobre seu ideal de Liderança:


É um vídeo curto mas resumo muito bem a ideia.

A liderança não é, em si, boa ou desejável. Liderança é um MEIO. Assim, a pergunta crucial é: Liderança para que finalidade?

 Não é carisma

O carisma desfaz os lideres, torna os inflexíveis convencidos de suas próprias certezas, incapazes de mudar, foi o que aconteceu com Stanlin, Hitler e Mao. O carisma não garante, em si, eficiência de um líder.

Trabalho, responsabilidade e confiança conquistados

A liderança é o próprio trabalho. A base de uma boa liderança é identificar qual a missão da organização definindo e estabelecendo com clareza e visibilidade, estabelecem metas, as prioridades e determinar e mantem padrões. Fazem concessões, pois obviamente sabem que não tem controle sobre o universo, mas antes de fazer concessões os bons lideres reflete sobre o que é CERTO e desejável.
O que diferencia um bom líder de um mau líder são suas metas.
 Se as concessões que ele faz às imposições da realidade, forem compativeis com sua missão e com suas metas, poderão dizer se ele é um lider eficaz ou não
O que determinar se o líder tem seguidores ou apenas puxas sacos é fato dele se apegas alguns padrões básicos, usando a própria conduta como modelo.
O líder deve encarar a liderança como responsabilidade, e não como privilegio. Os bons lideres raramente são permissivos, mas quando as coisas vão mal, eles não culpam os outros.
Um líder eficaz sabe que ele e ninguém mais é o responsável e que não teme a força de seus colegas e subordinados, contrario do mau líder que temem e tentam sempre atenua-las. Um líder eficaz quer ter ótimos colegas e colaboradores fieis, por isso valoriza a conquista de todos.
Outro requisito importante é ganhar confiança, caso o contrario não terá seguidores. O que é um líder sem seguidores?

A confiança é convicção de que o lider age conforme o que diz, é um crença em algo muito antiquado, chamado INTEGRIDADE.
  DRUCKER, Peter. O melhor de Peter Drucker: O homem. São Paulo: Nobel,2001


Recomendo que vejam mais videos de DRUCKER na internet, é uma ótima fonte de conhecimento, entender como o autor pensa, ajuda na compreensão de seus textos.


Postar um comentário

0 Comentários