Recents in Beach

Resumo: O Melhor de Peter Drucker: O homem - 12 "Informação e Organização"


Capítulo 12: "Informação e Organização"

DRUCKER é conhecido por suas previsões precisas a respeito do futuro, em 2001 ele já descrevia o que estamos vivendo hoje, mais precisamente o que as organizações já usam como modelo de organização e informação. Estamos na era da informação como o autor explica.

A Organização Plana

A estrutura baseada na informação é plana, ou seja, com menos níveis gerencias dos que as estruturas convencionais.
Quando uma grande multinacional se reestruturou em torno da informação e de seu fluxo, descobriu que sete dos seus doze níveis gerencias poderiam ser eliminados.
Tais níveis que foram eliminados, obviamente não eram níveis de autoridade ou tomada de decisão nem supervisão. Eram transmissores de informação, com funções semelhantes ao de um cabo telefônico. Tarefas que um sistema de informação simples pode facilmente executar. Ou seja a tecnologia facilitando os processos e substituindo as pessoas. Porém isso implica que níveis que se manteram, no caso os níveis gerencias e de supervisão, sejam mais competentes e responsáveis para um funcionamento adequado.
A estrutura baseada em informação extingue a ideia de espaço de controle e o substitui por espaço de comunicação.
O numero de pessoas que se locomovem para se comunicar com o chefe, enviando informações, consultando informações é menor .
O Controle é a capacidade de obter informações. E um sistema de informação proporciona isso em profundidade, provavelmente com mais velocidade e precisão do que conseguiria, ao se reportar ao chefe
Isso não exige de fato "Tecnologia de informação" avançada, só requer um questionamento: "Quem exige qual informação, quando e onde?
Antes de pensar em modernas tecnologias é preciso tomar para si certas indagações.

Flexibilidade e diversidade

No entanto as estruturas baseada na informação exige muito mais especialistas em diferentes áreas. desde Técnico e pesquisadores e profissionais de serviços.
Os especialistas mesmo que muito qualificados não tem uma posição de hierarquia, no entanto isso não diminui sua importância, pelo contrario, lhe dão status de superchefe detectando eventuais problemas que ocorram em qualquer processo.
Esse sistema também  permite mais diversidade, sendo possível dentro de uma estrutura coorporativa unidades gerencias, encarregados de otimizar o que existe, e unidades empreendedoras, responsáveis por trazer inovações.
A organização tradicional reside basicamente na autoridade de comando. O fluxo é de cima para baixo.
Por outro lado a organização baseada na informação o fluxo está me circulos, de baixo para cima e então seguindo novamente para baixo.
Portando o sistema baseado em informação só pode funcionar se cada invididuo e cada unidade assumir responsabilidade por suas metas e prioridades.

A autodisciplina e a responsabilidade

 Tudo isso só é possível se houver compreensão, valores partilhados, acima de tudo respeito mutuo envolvido. Portanto a ORGANIZAÇÃO BASEADA NA INFORMAÇÃO não é permissiva, pelo contrario é DISCIPLINADA. Isso exisge LIDERANÇA FORTE e DETERMINADA.


DRUCKER, Peter. O melhor de Peter Drucker: O homem. São Paulo: Nobel,2001



Postar um comentário

0 Comentários