Recents in Beach

Dica de leitura rápida: Despertar do silêncio - Shirley Vilhalva


Esse semestre tive o prazer de ser apresentada a essa linda biografia, que apesar de bem curta é de uma beleza imensurável devido a grande lição de vida que ela nos transmite.

Shirley Vilhalva já inicia o texto com um poema que mexe com o coração só de ler, fazia um tempo que eu não chorava ao ler um livro, imaginar estar na realidade silenciosa de um surdo é de mexer com as estruturas, faz a gente pensar em todas as vezes que fomos ingratos ou ate mesmo soberbos, porém vale lembrar que o intento não é o drama, apenas o relato muito bem feito provocando uma imersão profunda dentro de uma realidade silenciosa que é muito visual. Todos os detalhes que ela nos dá, a estruturação de suas lembranças, como ela fazia para identificar as emoções a partir das expressões faciais. Todos esses detalhes que aprendemos na sala de aula, porém não entendemos por estar sendo explicado de maneira técnica, o livro nos permite compreender melhor.

Antes eu costumava usar o recurso de fingir que estou em pais estrangeiro para me sentir diferente na minha língua, porém essa simulação nunca será completa. Há nuances na surdez que é bem difícil de ser reproduzida por tentativas superficiais de uma pequena simulação. Esse livro nos permite isso, com tanta riqueza, sem cair no vitimismo, muito pelo contrario, o livro empondera.

Shirley foi perfeita em toda sua narrativa, foi perfeita em sua vida, é um exemplo de superação, devemos aprender com ela, apoiar sua causa, mesmo que ela fosse ouvinte ou até mesmo cega, percebemos a garra dessa mulher de não ser diminuída por um simples detalhe, quem nem deve ser considerado um detalhe para ser diminuído. Em todo momento ela foi autora de sua historia e nos deu uma grande lição de vida. Agora nos resta entender, respeitar e nos dedicar para que possamos somar durante aos nossos amigos, que muitas vezes só precisam uma palavra, ou até mesmo, um sinal amigo.

Vale a pena ler, são apenas 76 páginas, dá para ler em um dia. O livro está disponível nesse link em PDF: http://editora-arara-azul.com.br/pdf/livro1.pdf

VILHALVA, Shirley. Despertar do Silêncio. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2004.

Postar um comentário

0 Comentários