Recents in Beach

Resumo: O Melhor de Peter Drucker: O homem - 16 "A segunda metade da sua vida"



Primeiro capitulo da parte 5:  "Crescimento pessoal", a ultima parte do livro que diz respeito as questões mais fundamentais para todo individuo que não se contenta mais em ser aspenas um Homem econômico.

Pela primeira vez na historia estamos vivendo em uma era em que vivemos mais tempo que os nossos empregos podem durar.
"Não se pode mais esperar que a organização para qual se trabalha aos trinta anos ainda exista quando se completar sessenta anos."
Atualmente é muito comum falar sobre a "Crise da meia-idade" do executivo. Basicamente é sobre grande parte do tédio. Aos 45 anos, a maioria dos executivos chegaram ao ápice de sua carreira profissional e sabe disso. 20 anos fazendo o mesmo tipo de trabalho já não é mais tão instigante como antes.
Gerenciar a si mesmo, exigirá cada vez mais preparação para segunda metade da sua vida.

Três respostar para segunda metade da sua vida


1. Começar uma carreira diferente, muitas vezes significa mudar o segmento da organização para outra.
2. Desenvolver uma carreira paralela.
3. Empreendedorismo social
"Em geral são pessoas que tiveram muito sucesso em sua primeira profissão, como empresários, médicos, consultores financeiros, professores universitários. Eles adoram seu trabalho, mas este não representa um desafio.(...) Começam outra atividade, em geral não lucrativa."
Há um requisito para se administra a segunda metade da vida: Começar a cria-la bem antes de entrar nela. Isso implica desenvolver um segundo interesse principal, desde cedo. Mesmo que ninguém pode esperar sofrer um sério golpe na vida ou no trabalho.

"Em uma sociedade do conhecimento, esperamos que todos tenham "sucesso". Mas, esta é claramente uma impossibilidade. Para grande maioria das pessoas há, quando muito, a ausência de fracasso. Pois onde há sucesso, houve fracasso. "
Ter um segunda área, seja uma segunda carreira paralela, uma iniciativa social, um interesse fora. Todas elas oferecendo uma oportunidade para assumir a liderança, para se ter respeito e ser um sucesso.

 

A Revolução para os indivíduos 

 A principio pode parecer obvio, ou certamente, elementar os desafios para administrar a própria vida. As respostas parecem evidentes ou até mesmo ingênuas. 
Administrar a própria vida, é uma revolução nos negócios humanos. Exige coisas novas, principalmente trabalho intelectual, pois requer que cada individuo pense e comporte-se como um diretor-presidente. Uma mudança de 180 graus na forma de pensar e agir.

DRUCKER, Peter. O melhor de Peter Drucker: O homem. São Paulo: Nobel,2001

Postar um comentário

0 Comentários