dicas de segurança digital de como descobrir que um site é falso
phishing pode ser muito pior do que você pensa.

Muitas pessoas que conheço foram vitimas de Phishing usados por golpistas aproveitadores das campanhas de brindes do O Boticário. Nesse post vou ensinar a vocês a captarem em pequenos detalhes como identificar um site falso! Primeiro precisamos saber o que é esse golpe e como ele pode afetar sua vida. Essa prática é muito conhecida como PHISHING. Mas afinal O que é phishing?


O que é phishing

entenda o que é phishing

Phishing em geral são mensagens  FALSAS enviados por golpistas se passando por organizações legítimas como seu banco, uma agência do governo ou até mesmo empresas como o Boticário; Os e-mails pedem de forma educada (ou em alguns casos com erros grotescos de português) por atualizações, validação ou confirmação de informações da sua conta, sempre dizendo que houve algum problema ou até mesmo lhe oferecendo brindes, como nesse caso que estou usando de exemplo. Então te redirecionam a um site falso muito parecido com o original lhe induzindo a fornecer informações pessoais, que podem resultar em roubos de identidade.

 Como descobrir que um site é falso

Basicamente existem algumas ações que podem se ajudar como descobrir que um site é falso. Criei um vídeo rápido para te ensinar como não cair nesse golpe, veja abaixo:



Não esqueça de seguir o canal! Ajude nosso canal a crescer e trazer mais informações de qualidade!



Como descobrir que um site é falso

Todos estamos sujeitos a serem vitimas de golpes isso é um fato, mas algumas precauções podem te ajudar a não cair nessa cilada bino!
  • 1º Passo Endereço/Domínio do Site: A primeira coisa que você deve tomar atenção ao entrar em um site é o seu endereço e domínio. Ex. www.meloleticia.com.br é o endereço do meu site, não existe outro site com esse mesmo endereço, é único. Normalmente os golpistas utilizam nomes parecidos, porém NUNCA igual. É muito importante você ficar atento a este detalhe. Em geral sites nacionais de grandes empresas usam o domínio .com.br, mas não é uma regra geral, fique atento aos endereços.
  • 2º Passo Certificado SSL / HTTPS: Caso você ainda fique em dúvida sobre o endereço do site, vale se atentar ao certificado SSL e o HTTPS do site. Os sites que apresentam essas informações são sites seguros. Leia mais sobre SSL E HTTPS nesse artigo que encontrei na internet: " O protocolo https "
  • 3º Passo Anúncios de fontes externas: Quando estiver em um site de uma instituição ou loja, desconfie se ver algum tipo de anúncio externo, como eu questionei no vídeo. Porque uma empresa que está divulgando seu produto iria colocar anúncios de fontes externas em seu site? faz algum sentido para você? No blog utilizamos anúncios do Google adsense, porque nosso intuito é trazer informações e não vender produtos. Você não vai encontrar anúncios de outras instituições em um site de banco.
  • 4º Passo Design do site, sem acabamento e erros: Uma maneira de você desconfiar de um site é o seu design ou falha de aplicação. É muito simples roubar o visual de um site, mas é muito mais fácil visualizar suas falhas, erro de tipografia ou cores distorcidas, erros de português é o clássico! Fique atento!
  • 5º Dicas extras: Cuidado com os links do whatsapp, e-mails não solicitados ou no Facebook.
    Não abra anexos contidos em e-mail que não foram solicitados; proteja suas senhas e não revele-as a ninguém; não forneça informação confidencial a ninguém - no telefone, pessoalmente ou via e-mail; mantenha seu navegador atualizado e utilize atualizações de segurança.
Essas foram as dicas para você descobrir que um site é falso, fique atento e não distribua suas informações assim tão fácil na internet.