Escalda-pés para melhorar qualquer dia difícil
Imagem de Charles Thompson por Pixabay

Aprenda a fazer um escalda-pés para melhorar qualquer dia difícil. Uma receita simples e fácil que você pode fazer na sua casa em qualquer ocasião.
Estimasse que há mais de seis mil anos atrás o escalda-pés já era utilizado para o relaxamento e limpeza dos pés, podemos ver essa técnica citada na bíblia. Jesus fez escalda-pés em seus discípulos, podemos ver em João 13:4 e 5:

 Por isso, durante a ceia, Jesus se levantou, tirou a sua túnica e, pegando uma toalha, amarrou-a na cintura.  Depois, derramando água numa bacia, começou a lavar os pés dos seus discípulos e a enxugá-los com a toalha que tinha na cintura (...) 

Abaixo descubra os benefícios do escalda-pés e a importância dos cuidados com seus pés para a saúde do seu corpo.

Benefícios do escalda-pés

O escalda-pés trás inúmeros benefícios tanto para os pés como para o corpo. Entenda quais os benefícios e aprenda como fazer:

Melhora o fluxo sanguíneo

É comum no cotidiano negligenciarmos os nossos pés, normalmente só lembramos deles após um longo dia de trabalho e as dores que aparecem por consequência. Nossos pés é a parte do corpo onde a circulação sanguínea é a mais deficiente, quando trabalhamos essa região estamos beneficiando todo nosso corpo. Quando colocamos nossos pés na água quente, os vasos sanguíneos se dilatam melhorando o fluxo sanguíneo de todo o corpo, aliviando as dores do dia. 

Reduz o inchaço das pernas

O inchaço das pernas ocorre ao ficarmos muito tempo parado em uma mesma posição, tanto em pé, quanto sentado. Excesso de peso e a gravidez, também pode ser os malfeitores de nossa circulação. 
Ao fazer o escalda-pés nossas circulação sanguínea e linfática é ativada e por consequência proporcionando uma sensação de alivio e bem-estar.

Ajuda a reduzir o estresse

Para se ter um resultado mais satisfatório, além da água quente é importante acrescentar sal, pois quando incorporado à água, há uma melhora na bioeletricidade do corpo, auxiliando na redução dos níveis de estrese. 

Receita do escalda-pés para melhorar qualquer dia difícil 

Você vai precisar:
  • Água Quente
  • Camomila e melissa
  • Sal grosso
  • 5 gotas de óleo vegetal de amêndoas (opcional)
  •  bolinhas de gude
Modo de fazer:
Esquente a água, misture os ingredientes e deixe 
os pés mergulhados até que a água esfrie


Escalda-pés para melhorar qualquer dia difícil
Salve esse pin no Pinterest

Dicas para melhorar a saúde dos seus pés

Separamos algumas dicas para ajudar a saúde dos seus pés e por consequência a saúde do seu corpo.
Cuidar dos pés dever ser uma ação primordial para mantermos um bom equilíbrio corporal e prevenir e sempre a melhor solução.
Hábitos de higiene e exercícios simples, podem contribuir muito, promovendo a sensação de bem-estar e qualidade de vida. 
  • Higiene: Lavar e manter os pés limpes e secar bem entre os dedos.
  • Hidratar: Use de dia um creme protetor (silicone) e a noite um creme nutritivo (oleoso). Não utilizar creme entre os dedos para evitar proliferação de fungos.
  • Conforto: Use calçados adequados e confortáveis, dê preferencia as meias de algodão.

Exercícios funcionais e simples para os pés

  • Alongar os pés para cima e para baixo;
  • Girar para esquerda e para direita (rotacionar);
  • Massagear a sola dos pés com  o auxilio de uma bola de tênis;
  • Estender uma toalha no chão e tentar pega-la com os pés;
Esses exercícios, ajudam a fortalecer a musculatura dos pés e proporcionam uma sensação de conforto e bem-estar.

Alimentação

Não é segredo que a alimentação influencia na nossa saúde e com os nosso pés não é diferente, tenha uma alimentação saudável e o essencial, evite ingerir muito sal, inclusive fiz um post de como fazer temperos caseiros e diminuir a ingestão de sódio: Aprenda a fazer 5 receitas de Sazon caseiro e elimine os temperos artificiais da sua dieta

Elevar as pernas

Pode parecer bobo, mas apos um longo dia agitado elevar as pernas por alguns minutos alivia muito! Além do que contribui assim com o retorno venoso e evitando o estancamento do sangue.

Essas foram as dicas, não esquecem de comentar o que achou e se tem uma dica que possa ajudar outras pessoas, deixa seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhar com quem precisa!